sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projeto

As fadas e as sombras




Escola: EMEI Margaridinha

Turma: Jardim A – manhã

Educadora: Viviane Sauthier

Período: setembro de 2011.


Justificativa:

Quando estávamos estudando os dinossauros foi feita uma atividade de contação de histórias através do painel de sombras. Durante a história surgiram diversos questionamentos sobre como que as sombras aparecem. Como não sabia explicar de forma correta disse a eles que iria pesquisar mais, para poder ensiná-los. E enquanto pesquisava encontrei uma colocação de BASSEDAS (1999; P.165), que me faz pensar na importância de levar em consideração o interesse das crianças. É esse interesse que nos motiva.

“O interesse dessas propostas reside nos vínculos que podem ser estabelecidas entre o trabalho feito na escola e o conhecimento da realidade; além disso, o fato de partir de uma pergunta pode ser interessante para as crianças desejarem respondê-la ou solucionar o problema.”

Durante este período, também pude perceber o interesse das meninas pelas fadas, pois algumas trazem bonecas fadas no dia do brinquedo, outras pedem para que os pais comprem essa boneca que aparece na televisão. Por este motivo que incentiva o consumismo, se faz necessário um trabalho com as crianças no qual eles aprendam a construir seus brinquedos com sucatas, como os meninos perdidos e a valorizá-los também. Então, aproveitando o interesse dos alunos pelas sombras e pelas fadas que vivem nas flores e nas árvores, tentarei juntar estas questões a partir do filme Peter Pan, o menino que perde sua sombra, fazendo uma ligação com a primavera.


Objetivo Geral:

*Aprender a nomear fatos científicos relacionados aos fenômenos da natureza, de maneira lúdica, fazendo com que consigam identificá-los em outras situações do seu dia-a-dia.

*Saber da importância de aproveitar materiais de sucata para confeccionar brinquedos.

Objetivos específicos:

*Participar de histórias contadas, ouvindo com atenção, questionando, sanando dúvidas, esperando sua vez de falar respeitando os colegas e os professores.

*Refletir sobre as diferentes fontes de luz que usamos.

*Relembrar os valores através das histórias das fadas.

*Produzir diversos trabalhos manuais, manuseando objetos relacionados à natureza.

*Observar a aproximação da primavera e suas características relembrando da história da Formiga e a neve comparando as estações.

*Ouvir as histórias clássicas que envolvem fadas como: Cinderela, A bela adormecida, Pinóquio, Peter Pan e debatê-las.

*Criar com sucatas brinquedos relacionados ao projeto.

Procedimentos metodológicos:

*Assistir ao filme do Peter Pan, que perde a sua sombra.

*Contar a história: A sombra do Capitão Gancho.

*Contar a história do Peter Pan, através do painel de sombras.

*Contar a história: A origem do teatro das sombras usando fantoches.

*Falar sobre qual o processo que se dá na luz e na sombra.

*Fazer experiências de sombras usando diversos objetos como: abajur, fantoches, globo, corpo, mãos, bonecos de pelúcia, fazendo-as crescer e diminuir.

*Contar a história: Ofélia e as sombras.

*Ir para o pátio e verificar a posição do sol, da nossa sombra, das árvores, dos bancos...

*Montar um texto coletivo a partir de uma ilustração e um ditado popular que é “Nada melhor do que sombra e água fresca”

*Brincar com as cores e com as luzes através de lanternas e papel celofane coloridas.

*Brincar com jogo da memória das sombras.

*Assistir ao filme das fadas da Barbie, observando onde elas vivem. (flores)

*Ler a coleção de livros: As fadas nos ensinam...

*Introduzir o correio das fadas na sala.

*Confeccionar álbum e painel com desenhos de fadas, com trabalhos manuais envolvendo sementes, flores, folhas...

* Ouvir a história da Formiga e a neve do projeto anterior, conhecer a fada que cuida dos animais e fazer dobraduras de flores para receber a primavera colando-as em uma árvore.

*Entoar a canção Fada de Vítor e Léo.

Culminância:

*Apresentação da história Peter Pan, através do teatro de sombras, usando o corpo, retroprojetor e TNT branco.

*Exposição dos brinquedos confeccionados com sucatas.

Avaliação:

Os fenômenos naturais como a chuva, a tempestade, as estrelas, os planetas, os vulcões, os furacões... São assuntos que sempre despertam interesse nas crianças, pois estes fenômenos são conhecidos por eles pelos meios de comunicação e pelas suas observações do dia-a-dia. Por isso torna-se importante trabalhá-los e fazê-los compreender a interferência desses fenômenos naturais na vida do homem. É a partir deste propósito que será feita a avaliação deste projeto para compreender se as crianças assimilaram de maneira lúdica como se forma as sombras e qual a sua função, como também a importância de criar brinquedos com sucatas desvalorizando o consumismo.

È importante estudar o assunto por que perguntas não vão faltar:

Sombra - Espaço sem luz ou escurecido pela interposição de um corpo opaco ou reprodução, numa superfície mais clara, do contorno de uma figura que se interpõe entre esta e o foco luminoso.
Luz - Radiação eletromagnética capaz de provocar sensações visuais no observador.
Anteparo - Local onde a sombra vai aparecer, como uma parede, o chão, o teto, uma lona etc.
Feixe de luz - Conjunto de raios luminosos que podem ser paralelos ou quase paralelos.
Fonte de luz - É todo corpo que emite luz. Os que emitem luz própria são chamados de fontes primárias ou naturais (o Sol e a chama de uma vela). Já os que refletem a luz originária de outros corpos são as secundárias ou artificiais (a Lua, a lâmpada e a lanterna).
Absorção - Transferência parcial ou total de energia para o meio natural que a luz atravessa.
Reflexão - Modificação da direção de propagação da luz quando suas ondas chegam a algum anteparo que a faz retornar para a fonte inicial ou se espalhar pelo ambiente.

Referências:

-BASSEDAS, Eulália – Aprender e ensinar na educação infantil /Eulália Bassedas, Teresa Huguet & Isabel Solé; tradução Cristina Maria de Oliveira – Porto Alegre: Artmed, 1999.

-SOUZA; Aline Corrêa de – Novos Caminhos, formação continuada, teoria e prática na sala de aula, educação infantil, fundamentos teóricos, ciências naturais e sociais. DCL,2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário