sexta-feira, 11 de março de 2011

PROJETO FEVEREIRO
PINTANDO O SETE COM OS SETE ANÕES

ESCOLA: EMEI MARGARIDINHA
EDUCADORA: VIVIANE SAUTHIER
TURMA: JARDIM A
PERÍODO: UM MÊS
APRESENTAÇÃO DO PROJETO: NESTE INÍCIO DE ANO GOSTARIA DE INCENTIVAR A CRIANÇA A SE PERCEBER COMO UM SER COM SENTIMENTOS, VONTADES, ESCOLHAS, LIMITES E QUE ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA EM UM AMBIENTE SOCIAL ESCOLAR, RESOLVI APRESENTÁ-LOS A HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, POIS NELA PODEREI TRABALHAR VÁRIOS SENTIMENTOS COMO AMOR, AMIZADE, MALDADE, AUTORIDADE, BRAVEZA, AJUDA... ATRAVÉS DA HISTÓRIA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES OS ALUNOS PODERÃO INICIAR AS ATIVIDADES DO ANO CONHECENDO SUAS CARACTERÍSTICAS E SENTIMENTOS E A DOS COLEGAS, RELACIONANDO-AS E COMPARANDO-AS COM AS DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA, PERCEBENDO CERTAS ATITUDES E VALORES, COMO TAMBÉM, CRIANDO E FAZENDO ATIVIDADES ARTÍSTICAS EXPLORANDO PARTES DO CORPO PERCEBENDO A IMPORTÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS.
PERSONAGENS: BRANCA DE NEVE, PRÍNCIPE, BRUXA, DUNGA, ATCHIM, DENGOSO, MESTRE, ZANGADO, FELIZ, SONECA.
OBJETIVOS:
*      LEMBRAR DA HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES.
*      DESENVOLVER O INTERESSE PELA LEITURA OU POR OUVIR O GENÊRO LITERÁRIO.
*      DESENVOLVER A CAPACIDADE DE RECONTAR O CONTO RECUPERANDO A SEQUENCIA LÓGICO TEMPORAL DOS ACONTECIMENTOS.
*      PLANEJAR E EXECUTAR TAREFAS EM GRUPO.
*      COMPARTILHAR MOMENTOS VIVIDOS DURANTE AS FÉRIAS COM OS AMIGOS E PROFESSORES.
*      EXPRESSAR-SE SOBRE O QUE GOSTARIA QUE FOSSE DIFERENTE NESTE ANO.
*      DESPERTAR O GOSTO PELA ESCOLA E PELA FREQUENCIA AS AULAS.
*      REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SER RESPONSÁVEL, CUIDADOSO, ORGANIZADO, AMIGO, ALEGRE, CAPRICHOSO...
*      SABER A HISTÓRIA DA SUA VIDA E DE SEU NOME.
*      DESENVOLVER A ATENÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE PARTES DO CORPO.
*      ESTIMULAR O RACIOCÍNIO E A PERCEPÇÃO VISUAL.
*      DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE.
*      AUMENTAR E ENRIQUECER O VOCABULÁRIO.
*      IDENTIFICAR SUAS PREFERÊNCIAS EM RELAÇÃO A TUDO QUE O CERCA.
*      FORMAR PRÓPRIOS CONCEITOS ATRAVÉS DE DESCOBERTAS E EXPERIMENTAÇÕES.
*      RECONHECER A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES FORMAS, QUANTIDADES E FUNÇÕES DAS PARTES DO NOSSO CORPO.
*      RELACIONAR QUANTIDADE E NÚMERO.
*      EXPLORAR E MANIPULAR MATERIAIS COMO: LÁPIS, PINCEL, CARVÃO, TINTA, AREIA, JORNAL, PAPEL, PAPELÃO, CHÃO, CAIXAS...

ATIVIDADES:

ü  CONTAR A HISTÓRIA ATRAVÉS DO LIVRO: BRANCA DE NEVE EM HISTÓRIAS ENCANTADAS E INTERPRETÁ-LA EM GRUPO.
ü  CONHECER E COMENTAR O SIGNIFICADO DOS NOMES, DAS CARACTERISTICAS DE CADA PERSONAGEM.
ü  MOSTRAR OS PERSONAGENS FEITOS ATRAVÉS DE CARTAZ E DEIXAR AS CRIANÇAS IDENTIFICAREM CADA UM DELES.
ü  PEDIR PARA QUE OS ALUNOS SE IDENTIFIQUEM COM ALGUM PERSONAGEM.
ü  COLAR SEU NOME DO LADO DO PERSONAGEM ESCOLHIDO E FALAR O PORQUÊ ESCOLHEU ESTE.
ü  PINTAR A CENA QUE MAIS CHAMOU ATENÇÃO EM GRUPO NAS GRAVURAS COLOCADAS NA PAREDE.
ü  O PRÍNCIPE TRARÁ UMA CAIXA COM UM TESOURO DENTRO QUE SERÁ UM ESPELHO E AS CRIANÇAS SERÃO CONVIDADAS A OLHAR ESTE TESOURO E APÓS COMENTAR.
ü  FAZER COM QUE ELES OBSERVEM SEUS PRÓPRIOS CORPOS E QUE FAÇAM COMPARAÇÕES COMO: QUEM É MAIS ALTO? QUEM É MAIS BAIXO? QUEM TEM A MESMA ALTURA? QUEM TEM CABELOS LOIROS, CASTANHOS, NEGROS? QUEM É NEGRO, MORENO, BRANCO? QUEM É MENINO OU MENINA?
ü  BRINCADEIRA ENVOLVENDO O CORPO COMO: JUNTAR TODOS QUE TEM CABELO CURTO DE UM LADO E COMPRIDO DE OUTRO, PULAR SÓ QUEM TEM OLHOS AZUIS E VERDES, CORRER OS QUE TÊM OLHOS CASTANHOS E PRETOS, MENINOS DE UM LADO, MENINAS DE OUTRO...
ü  DAR AS CRIANÇAS UMA FOLHA MIMEOGRAFADA COM UM DESENHO DE UM ROSTO NA QUAL ELES TERÃO QUE COMPLETAR COM SUAS CARACTERISTICAS ANALISADAS NAS ATIVIDADES ANTERIORES.
ü  MANDAR PARA CASA UM EXEMPLO DE FICHA NA QUAL A CRIANÇA COM A AJUDA DOS PAIS IRÁ PREENCHER DADOS DE IDENTIFICAÇÃO E DESENHARÁ O SEU AUTO-RETRATO.
ü  A BRANCA DE NEVE VISITARÁ A TURMA E PERGUNTARÁ A IDADE DE CADA CRIANÇA E DESENHARÁ EM UM PAPEL O QUAL AS CRIANÇAS TERÃO QUE FAZER BOLINHAS DE CREPOM E COLAR PARA RESIGNIFICAR A QUANTIDADE.
ü  OS ALUNOS RECEBERÃO UM DESENHO DE UM BOLO NO QUAL ELES DESENHARÃO A QUANTIDADE DE VELAS CORRESPONDENTE A IDADE DELES.
ü  A BRUXA VIRÁ VISITAR A TURMA E LEMBRARÁ O NOME DOS ANÕES AMIGOS DA BRANCA DE NEVE E PERGUNTARÁ QUAL É O NOME DELES ATRAVÉS DA MÚSICA: QUEM QUER SER AMIGO DO PEIXINHO TAMBÉM FARÁ COM QUE ELES ESCREVAM O NOME DA MANEIRA QUE ELES CONSEGUIREM BEM COLORIDO (PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA  DELES DURANTE O ANO).
ü  BRINCAR COM LETRAS DO ALFABETO DE MADEIRA, RECONHECENDO AS LETRAS DO NOME PRINCIPALMENTE A PRIMEIRA MEMORIZANDO-AS.
ü  BRINCADEIRA DA DANÇA DA CADEIRA COM O NOME, CADA CADEIRA TERÁ O NOME DE UMA CRIANÇA FIXADO COM FITA, QUANDO A MÚSICA ACABAR CADA CRIANÇA PROCURA A CADEIRA COM O SEU NOME E SENTA. SERÃO TROCADAS AS CADEIRAS DE LUGAR A CADA RODADA DE MÚSICA.
ü  PULAR AMARELINHA COM O SEU NOME NO PÁTIO VERIFICANDO QUAIS AS LETRAS QUE FORMAM O NOME E MEMORIZANDO-AS.
ü  PINTAR BEM COLORIDO A AMARELINHA DO NOME FEITA EM UMA FOLHA DE OFÍCIO COM OS OBJETIVOS DO ITEM ANTERIOR.
ü  CONFECÇÃO DO MURAL COM FOTOS E NOMES DAS CRIANÇAS QUE FICARÁ EXPOSTO FACILITANDO A APRENDIZAGEM.
ü  BRINCAR DE A CANOA VIROU MEMORIZANDO OS NOMES DOS COLEGAS.
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa da Viviane
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu salvava a Viviane
Lá do fundo do mar
ü  O ANÃO MESTRE VIRÁ VISITAR AS CRIANÇAS E CONTARÁ SUA HISTÓRIA E COMO ELE GOSTA MUITO DE MANDAR, FARÁ COM QUE AS CRIANÇAS CONHEÇAM AS PARTES DO CORPO FALANDO SOBRE ELAS, CANTARÁ COM AS CRIANÇAS A MÚSICA: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ E BRINCARÁ DE O MESTRE MANDOU MANDANDO-OS: PULAR EM UM PÉ SÓ, ANDAR EM UMA LINHA TRAÇADA NO CHÃO, ENGATINHAR, SALTAR, VIRAR CAMBALHOTA, VESTIR E DESVESTIR-SE, PULAR ENTRE BAMBOLÊS, IMITAR ANIMAIS, ANDAR EM CURVAS, DEITAR, ROLAR...
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
ü  BRINCAR DE JOÃO BOBO.
ü  BRINCAR DE MARIONETE QUE TOCARÁ NAS PARTES DO CORPO ENQUANTO ESCUTARÁ UMA MÚSICA CLÁSSICA.
ü  CANTAR E DANÇAR AS MÚSICAS POP POP, E REMEXO.
Coloque a mão para frente,
Coloque a mão para o lado,
Coloque a mão para frente,
Balança ela agora
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Assim é bem melhor!
(Repetir com todas as partes do corpo possíveis.)
Ponha a mão na cabeça
Ponha a mão na cintura
Dá um abraço no corpo
Dá um abraço doçura
Sai sai sai Oh! Piaba Sai lá da lagoa.

ü  BRINCAR DE MORTO-VIVO.
ü  BRINCAR DE ESTÁTUA.
ü  BRINCAR DE CABRA-CEGA EM DUPLAS.
ü  O ANÃO DENGOSO VAI VIR BRINCAR COM AS CRIANÇAS DE: DÁ-ME UM ABRAÇO! OS ALUNOS DEVEM ESTAR DISTANTES UM DO OUTRO E AO SINAL ESTIPULADO PELO ANÃO OS ALUNOS DEVEM CORRER E ENCONTRAR UM AMIGO PARA ABRAÇAR. APÓS O ANÃO DENGOSO ENCINARÁ A FAZER UMA GIRAFINHA COM A MÃO E UM PEIXE COM O PÉ. PERCEBENDO O TAMANHO DE SUA MÃO E DE SEU PÉ COM ESTA IDADE.

ENCERRAMENTO DO PROJETO:
Ø  COM EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS CONFECCIONADOS ATRAVÉS DE LIVRO INDIVIDUAL.
Ø  ENCENAÇÃO TEATRAL DO CONTO, REALIZADO POR UM GRUPO DE ALUNOS PARA UMA TURMA ESCOLHIDA DA ESCOLA.
Ø  ASSISTIR AO FILME COM DIREITO A PIPOCA.

AVALIAÇÃO: COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS OS ALUNOS PUDERAM SE PERCEBER COMO SERES EM BUSCA DO CONHECIMENTO MORAL, FÍSICO E COGNITIVO E TAMBÉM APRENDERAM A VALORIZAR AS QUALIDADES E ESCOLHAS DOS COLEGAS TENTANDO RESPEITAR A SI E AOS OUTROS. AS ATIVIDADES E AS CONVERSAS DA PROFESSORA E DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS SENTIMENTOS, AOS VALORES, AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA, AOS LIMITES FORAM DE GRANDE AJUDA PARA A REFLEXÃO E PARA A POSIÇÃO DE NOVAS CONDUTAS INDIVIDUAIS E DE GRUPO. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE OS ALUNOS ESTÃO EM CONSTANTE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO POR ISSO ESSAS CONVERSAS DEVEM SER REPETIDAS E ANALISADAS CONSTANTEMENTE.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante este projeto pois incentivará as crianças a perceberem as suas atitudes no meio que elas vivem, tanto na escola, como em ambiente familiar e também na sociedade.
    Parabens à educadora e à escola.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a iniciativa de estimular os sentimentos, as consequencias de nossas ações e os frutos que se colhem com o resultado de nossas escolhas. As crianças certamente irão absorver o tema com facilidade e fixar os ensinamentos para aplica-los na construção da comunidade que irá reger futuro.
    Sorte!

    ResponderExcluir