CRIANDO E RECRIANDO
PERÍODO: MARÇO
JARDIM: B TARDE
PROFESSORA: Veranice Maria Wolf
JUSTIFICATIVA:
É importante que a criança tenha os primeiros contatos com a leitura em sua face de letramento de forma contextualizada, interdisciplinar e transdisciplinar desde que nesse processo seja respeitada a sua faixa etária. Nesse sentido propomos introduzir o estudo das letras A, B, C, redimensioná-las com a temática, números 0, 1, 2, 3, trabalhando a quantificação e a comparação com as crianças.
“A Infância é, pois, a aprendizagem necessária para se chegar á idade adulta”. A criança não cresce apenas; é necessário dizer que ela se torna grande pelo jogo. Em outras palavras, por ser o brincar essencial ao desenvolvimento do ser humano é importante que todas as crianças brinquem. (Anais-Congresso Nacional das APAES, junho de 2001).
OBJETIVOS:
Introduzir, trabalhar e consolidar as letras A, B C (fonema/escrita).
Desenvolver a consciência ética em relação aos valores, á cidadania, as regras de convivência dentro e fora da escola.
Estimular á observação, socialização das ideias e interação com todos os membros do grupo, desenvolvendo compreensão critica da realidade através do ontem, hoje e amanhã.
Incentivar atividades de grupo por meio de brincadeiras, desenvolvendo a imaginação, integração e coleguismo.
Estimular e desenvolver de forma gradativa as atividades com praticas de leitura diariamente na vida das crianças, para que elas desenvolvam o gosto pela leitura.
Desenvolver a coordenação motora fina, atenção, interesse e agilidade ao realizar trabalhos com tesoura, massa de modelar, pintura...
Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade, equilíbrio, concentração, atenção e lateralidade.
Desenvolver a atenção, interesse e concentração ao assistir o filme participando com alegria e entusiasmo da roda de conversa, expressando sentimentos e emoções.
Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças, professora e profissionais da escola.
Explorar, ampliar, familiarizar e oportunizar a criança na construção de seu conhecimento progressivamente através do movimento plástico e estético do corpo com seus gestos, posturas e ritmos que utilizamos para nos expressar de maneira prazerosa.
ATIVIDADES:
HISTÓRIA: A Margarida Friorenta
Livro: Batalhão das letras
Discriminação da letra A, B e C.
Leitura de imagens seguida de interpretação coletiva
Noção de quantidade e escrita dos numerais 1,2 e 3
Atividades no caderno, construindo a noção de espaço, escrita.
Roda de conversa
Brincadeiras coordenadas e livres
Entonação, ritmo e dramatização a partir de músicas.
Teatro: Margarida Friorenta
Música: Onde está a Margarida
Cantigas de roda
Hora do conto: Margariteca
Pingo das letras e números
Jogos pedagógicos
Brincadeiras de roda
Cinema: Filmes educativos
Atividades com massa de modelar
Educação física
Recorte, colagem e pintura.
Confecção da flor Margarida para entrega os pais ou responsáveis na reunião de pais por turma.
AVALIAÇÃO:
A avaliação realizara se mediante acompanhamento nas atividades diárias, registro no caderno de planejamento, através de observações, relatos das crianças e execução das atividades propostas.
CULMINÂNCIA:
Apresentação do teatro da história: Margarida Friorenta na Quinta Cultural.
“A criança aprende muito ao brincar”. O que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico (Wallon 1979, p.45).
Bibliografia:
Anais – Congresso Nacional das APAES , JUNHO 2001
WALLON, Henri. Do Acto ao Pensamento. Lisboa: Morais, 1979, p.45.
Nenhum comentário:
Postar um comentário