quarta-feira, 16 de março de 2011

Criando e Recriando

CRIANDO E RECRIANDO



PERÍODO: MARÇO

JARDIM: B TARDE

PROFESSORA: Veranice Maria Wolf


JUSTIFICATIVA:
É importante que a criança tenha os primeiros contatos com a leitura em sua face de letramento de forma contextualizada, interdisciplinar e transdisciplinar desde que nesse processo seja respeitada a sua faixa etária. Nesse sentido propomos introduzir o estudo das letras A, B, C, redimensioná-las com a temática, números 0, 1, 2, 3, trabalhando a quantificação e a comparação com as crianças.



“A Infância é, pois, a aprendizagem necessária para se chegar á idade adulta”. A criança não cresce apenas; é necessário dizer que ela se torna grande pelo jogo. Em outras palavras, por ser o brincar essencial ao desenvolvimento do ser humano é importante que todas as crianças brinquem. (Anais-Congresso Nacional das APAES, junho de 2001).

OBJETIVOS:
Introduzir, trabalhar e consolidar as letras A, B C (fonema/escrita).

Desenvolver a consciência ética em relação aos valores, á cidadania, as regras de convivência dentro e fora da escola.

Estimular á observação, socialização das ideias e interação com todos os membros do grupo, desenvolvendo compreensão critica da realidade através do ontem, hoje e amanhã.

Incentivar atividades de grupo por meio de brincadeiras, desenvolvendo a imaginação, integração e coleguismo.

Estimular e desenvolver de forma gradativa as atividades com praticas de leitura diariamente na vida das crianças, para que elas desenvolvam o gosto pela leitura.

Desenvolver a coordenação motora fina, atenção, interesse e agilidade ao realizar trabalhos com tesoura, massa de modelar, pintura...

Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade, equilíbrio, concentração, atenção e lateralidade.

Desenvolver a atenção, interesse e concentração ao assistir o filme participando com alegria e entusiasmo da roda de conversa, expressando sentimentos e emoções.

Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças, professora e profissionais da escola.

Explorar, ampliar, familiarizar e oportunizar a criança na construção de seu conhecimento progressivamente através do movimento plástico e estético do corpo com seus gestos, posturas e ritmos que utilizamos para nos expressar de maneira prazerosa.

ATIVIDADES:

HISTÓRIA: A Margarida Friorenta

Livro: Batalhão das letras

Discriminação da letra A, B e C.

Leitura de imagens seguida de interpretação coletiva

Noção de quantidade e escrita dos numerais 1,2 e 3

Atividades no caderno, construindo a noção de espaço, escrita.

Roda de conversa

Brincadeiras coordenadas e livres

Entonação, ritmo e dramatização a partir de músicas.

Teatro: Margarida Friorenta

Música: Onde está a Margarida

Cantigas de roda

Hora do conto: Margariteca

Pingo das letras e números

Jogos pedagógicos

Brincadeiras de roda

Cinema: Filmes educativos

Atividades com massa de modelar

Educação física

Recorte, colagem e pintura.

Confecção da flor Margarida para entrega os pais ou responsáveis na reunião de pais por turma.

AVALIAÇÃO:

A avaliação realizara se mediante acompanhamento nas atividades diárias, registro no caderno de planejamento, através de observações, relatos das crianças e execução das atividades propostas.

CULMINÂNCIA:

Apresentação do teatro da história: Margarida Friorenta na Quinta Cultural.



“A criança aprende muito ao brincar”. O que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico (Wallon 1979, p.45).



Bibliografia:

Anais – Congresso Nacional das APAES , JUNHO 2001

WALLON, Henri. Do Acto ao Pensamento. Lisboa: Morais, 1979, p.45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário