sexta-feira, 11 de março de 2011

Projeto 2011

PROJETO 2011


MINHA ESCOLA SEUS CONTOS E ENCANTOS


FOCO:

Pequenos cidadãos, grandes exemplos e atitudes.


CLIENTE ALVO:

Comunidade escolar das escolas municipais de educação infantil EMEI Margaridinha e EMEI Vó Assunta.


JUSTIFICATIVA:

A casa, o lar, a família e a escola, constituem o espaço de influência mais próxima e natural da criança. É nestes ambientes onde a criança alicerça seu desenvolvimento, onde se sente segura, amada e protegida.
Por isso, a escola parte dessa realidade mais próxima do universo da criança para estabelecer as relações educativas que pretende, tecendo histórias, cantando ao vento, inventando contos, sendo exemplo, tendo atitude, promovemos educação.
Educar é, fundamentalmente, transmitir valores humanos.
O projeto visa desenvolver nos educandos hábitos e atitudes que refletem no pleno exercício da cidadania. Participar, preservar e respeitar os meios ambiente e social são responsabilidades de todos, inclusive das crianças.
Visando a formação de cidadãos atuantes e críticos, busca-se conscientizar sobre a importância de cada um na construção de uma sociedade melhor para se viver. Na relação um com o outro, a criança vivencia regras de convívio social, desenvolvendo sua autonomia e reforçando noções de responsabilidade, cooperação, solidariedade e respeito.
Através da prática no cotidiano escolar percebemos que o apelo por valores está cada vez mais constante em nosso meio na medida em que educadores, pais e até mesmo as crianças encontram-se sensivelmente afetados pela ausência de uma relação harmoniosa entre os seres humanos onde os principais valores pessoais, sociais e morais parecem não existir.
Dentro desta visão é importante trabalhar a interação na atuação de professores e alunos, despertando o senso moral na infância, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano da escola, ou seja, experiências vividas no dia-a-dia da escola, construindo a identidade, autonomia e ampliação de competências, construindo na infância qualidade para novos desafios; resgatar valores morais como amor, respeito mutuo, amizade, saúde, responsabilidade, diferenças culturais, solidariedade, paz e generosidade nas crianças e nos docentes, promovendo integração entre a família, a criança e escola a fim de desenvolver vínculos afetivos, autoestima, aprendizagem e limites.
Acreditamos numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se, se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossa crianças.

SENSIBILIZAÇÃO:

Conto da história: A Margarida Friorenta.

OBJETIVOS:

• Buscar o intercâmbio entre EMEIs/família e comunidade, perante a necessidade de abordar os valores humanos e a diversidade cultural, visando desta forma integrar as crianças, suas famílias e membros da comunidade, ressaltando a importância de cada um na formação de nossa comunidade.
• Proporcionar uma educação vinculada aos valores morais como amor, respeito mutuo, amizade, saúde, responsabilidade, diferenças culturais, solidariedade, paz e generosidade.
• Conscientizar-se em relação à existência do eu e do outro.
• Valorizar o profissional, a criança e a família destacando sua importância no meio escolar.
• Formar cidadãos críticos e atuantes, preocupados com o seu bem estar e o do próximo desenvolvendo o espírito solidário, crítico e autônomo.
• Vivenciar regras de convívio social, desenvolvendo sua autonomia e identidade reforçando noções de responsabilidade, cooperação, solidariedade e respeito.
• Valorizar a escola e a cultura da criança e da região onde está inserida, destacando seus aspectos comunitários, festivos e de participação comunitária e familiar dentro da realidade e espaço escolar.
• Construir a consciência sobre o papel de cada um na sociedade e de seus direitos e deveres.
• Possibilitar a participação de todos, respeitando as individualidades e opiniões.
• Construir a autoestima, identificando-se como ser pertencente à sociedade e o respeito à diversidade.
• Incentivar uma vida mais saudável.

PROGRAMAÇÃO:

Período Atividades Responsável OBS

Janeiro Recepção das crianças e atividades de integração e sondagem.
Ornamentação salas e escola.
Construir Portfólio ao longo do ano.
Educadoras

Fevereiro EU- ESCOLA
Construção das normas de convivência por turma.
Pesquisa com os pais conhecendo a história da criança e da sua família e o meio em que vivem.
Conhecer os diferentes ambientes, profissionais da escola e a sua função.
Educadoras e direção

Março Sensibilização
Reunião pais por turmas: contar história Margarida Friorenta.
Construir normas de convivência com os pais.
Festa de Carnaval: Criar blocos e apresentar marchinhas por turma.
Trilha ecológica.
Mandar mensalmente uma mensagem para os pais, ficando uma turma responsável.
Quinta cultural - toda terceira quinta-feira do mês uma turma fica responsável por uma apresentação cultural. Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 1A
Tarde- Jardim B Responsável mensagem final mês-
Jardim B

Abril Páscoa: Oficina - A fabrica de chocolates- Páscoa do Guru.
Filme: Fábrica de chocolates.
Trabalhar o comportamento infantil na sociedade: boas maneiras/passeios/cuidados com o meio.
Dia do Livro: Construir um livro gigante por turma.
Visita biblioteca pública.
Conto na Margariteca.
Campanha arrecadação de agasalhos.
Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 2A
Tarde- Jardim A Ver profes dos projetos ou apoio pedagógico contar história na biblioteca pública.
Responsável mensagem final mês-
Jardim A

Maio Família: diferenças culturais-diferentes famílias.
Visita a uma família de um colega da turma.
Oficina para as mães: alongamento e relaxamento com o prof. Camillo.
Palestra sobre Primeiros Socorros.
Educadoras e direção
Secretaria da Saúde
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 2B
Tarde- Infantil 4B Responsável mensagem final mês-
Infantil 4B

Junho Alimentação Saudável: Parceria com a nutricionista – Criar Pirâmide alimentar.
Festa Junina com a família à noite.
Caipirinhas da EMEI Margaridinha.
Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 3A
Tarde- Infantil 4A Responsável mensagem final mês-
Infantil 4A

Julho Dia das avós na escola: com apresentação na escola por turma.
Trabalhar os cuidados e a valorização dos idosos.
Visita ao lar dos idosos: confeccionar uma lembrança para os avôs com sucata.
Palestra: “A primeira infância como alicerce para a vida futura do adulto”.
Correio da amizade.
Mural: Você mora no meu coração e hoje estou assim...
Recreio com cores.
Caminhada da Amizade.
Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 3B
Tarde- Infantil 3A Responsável mensagem final mês-
Infantil 3B

Agosto Festival do Folclore: apresentação por turma.
Show de talentos da família.
Resgate e exposição histórico EMEI Margaridinha. Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 4A
Tarde- Infantil 3B Responsável mensagem final mês-
Infantil 3A

Setembro Desfile 7 de setembro
Hora Cívica em respeito à pátria: apresentações por turma
Entoar hinos
Festival da primavera: exposição de obras feitas pelas crianças e pais com material reciclado.
Tradições cultura gaúcha apresentações por turma.
Visita ao CTG
Desfile da prenda e do gaúcho.
Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Infantil 4B
Tarde- Infantil 2A Responsável mensagem final mês-
Infantil 2B

Outubro
Feira do livro e semana da criança 06 a 11.10. - Show de talentos por turma e turno/ hora do conto/atividades recreativas por turma.
Circuito da alegria com os pais e crianças-apresentação do teatro Uma viagem ao mundo dos brinquedos.
Semana do município: aniversário escola e município.
09.10- distribuir bolo no final do dia.
Homenagem professor.
Dia da água: pedágio educativo – confeccionar folders sobre a importância da preservação da água. (22.10)
Educadoras e direção
Quinta cultural:
Manhã- Jardim A
Tarde- Infantil 2B
Responsável mensagem final mês-
Infantil 2A

Novembro FESTUR
Trabalhar direitos e deveres da criança.
Piquenique.
Conhecer os pontos turísticos do município.
Noite do Pijama. Educadoras e direção
SME
Quinta cultural:
Manhã- Jardim B
Tarde- Infantil 1A Responsável mensagem final mês-
Infantil 1A

Dezembro Caminhada Natalina.
Festividade de Natal/apresentação final.
Ação solidária de Natal: Papai Noel chegou trazendo emoção e alegria e saiu levando brinquedos, roupas e alimentos doados pelos alunos.
Responsável mensagem final mês-Apoio pedagógico

CULMINÂNCIA:
Apresentação de encerramento do ano letivo aos pais e comunidade escolar.

Outros Projetos desenvolvidos na Escola

Projeto Taekwondo - CPM EMEI Margaridinha
Todas as terças-feiras de manhã para as turmas Infantil 4B, Jardim A e Jardim B.
Professor: Rodrigo

Projeto Arte & Movimento - SME
Quinzenal e contempla todas as turmas.
Professoras: Lidiane Gabriela Paes e Cristiane Löff

Projeto Informática Vivendo a Vida do lado de cá – SME
Quinzenal e contempla as turmas Jardim A, Jardim B, Infantil 4A e Infantil 4B.
Professora: Patrícia Artus

Nenhum comentário:

Postar um comentário