PROJETO MARÇO
CUIDANDO DA MARGARIDINHA
ESCOLA: EMEI MARGARIDINHA
TURMA: JARDIM A
EDUCADORA: VIVIANE SAUTHIER
PERÍODO: UM MÊS
APRESENTAÇÃO DO PROJETO: É MUITO IMPORTANTE EM UMA ESCOLA, SEUS PROFISSIONAIS ENSINAREM SEUS ALUNOS A VALORIZAR A ESCOLA, SUAS DEPENDÊNCIAS, SEUS MÓVEIS, SEUS BRINQUEDOS, SEUS LIVROS, SEUS FUNCIONÁRIOS, ENFIM, TUDO QUE É PROPORCIONADO PELA ESCOLA À COMUNIDADE ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO DE SEUS ALUNOS. POR ISSO ESCOLHI A HISTÓRIA MARGARIDA FRIORENTA DE FERNANDA LOPES DE ALMEIDA PARA ELABORAR ESTE PROJETO QUE INCENTIVARÁ O CUIDADO, O RESPEITO, A AJUDA, O AMOR, A PREOCUPAÇÃO AO BEM ESTAR E A SOLIDARIEDADE. E TUDO ISSO SERÁ TRAZIDO PARA A VIDA ESCOLAR E FAMILIAR DA COMUNIDADE ESCOLAR ATRAVÉS DE TRABALHOS E REUNIÕES. TENDO COMO UMA ÓTIMA SENSIBILIZAÇÃO ESTA MARAVILHOSA HISTÓRIA QUE TEM O MESMO NOME DA ESCOLA ONDE TRABALHO E ISTO FACILITARÁ A PERCEPÇÃO DA REALIDADE DE MEUS ALUNOS E DA SUA FAMÍLIA.
ESTE PROJETO SERÁ UMA CONTINUAÇÃO DO PROJETO ANTERIOR “PINTANDO O SETE COM OS SETE ANÕES” QUE ABORDOU PRINCIPALMENTE O CONHECIMENTO DOS VALORES, DE SI PRÓPRIO E DA FAMÍLIA. PORÉM O PROJETO: CUIDANDO DA MARGARIDINHA ABORDARÁ ESTES ASSUNTOS COMO AINDA O CONHECIMENTO DA ESCOLA, SUAS DEPÊNDENCIAS, SEUS FUNCIONÁRIOS, O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM NOSSA ESCOLA E COM NOSSOS AMIGOS APRENDENDO A AMÁ-LOS E CUIDÁ-LOS COMO DEMONSTRA A HISTÓRIA.
JUSTIFICATIVA: AS MANIFESTAÇÕES DE CARINHO, CUIDADO E AFETO DEVEM SER ALIMENTADOS DESDE A INFÂNCIA. COM ESTE INTUITO A ESCOLA EMEI MARGARIDINHA ESCOLHEU PARA A SUA SENSIBILIZAÇÃO A HISTÓRIA MARGARIDINHA FRIORENTA QUE ABORDA TAIS QUESTÕES QUE SERÃO TRABALHADAS DURANTE O ANO, COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER NAS CRIANÇAS ESTAS CARACTERÍSTICAS, FAZENDO-AS RECONHECER O BEM ESTAR QUE ELAS NOS PROPORCIONAM E ASSIM LEVANDO CONSIGO A SEMENTINHA DO BEM INCENTIVADA ATRAVÉS DESTE E DE OUTROS PROJETOS QUE SERÃO REALIZADOS.
PERSONAGENS: MARGARIDA, BORBOLETE AZUL, MARIA E O CACHORRO.
OBJETIVOS:
SENSIBILIZAR-SE COM A HISTÓRIA.
SABER O NOME DA ESCOLA E RELACIONAR COM A HISTÓRIA.
PERCEBER A ESCOLA EM UM PLANO ESPACIAL.
CONVIVER SATISFATÓRIAMENTE COM TODAS AS PESSOAS QUE TRABALHAM NA ESCOLA.
CONHECER TODAS AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.
ENTENDER A IMPORTÂNCIA QUE A ESCOLA TEM EM NOSSAS VIDAS.
CITAR AS PESSOAS QUE TRABALHAM NA ESCOLA E SUAS FUNÇÕES.
LOCALIZAR A ESCOLA NO BAIRRO.
SABER IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO REGULAMENTO DA ESCOLA.
CITAR QUAIS SÃO AS REGRAS DA ESCOLA E DA SALA.
CONHECER A ESCOLA COMO UM AMBIENTE ONDE TODOS TÊM ALGO A OFERECER.
DESPERTAR O GOSTO PELA ESCOLA E PELA FREQUENCIA AS AULAS.
REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SER RESPONSÁVEL E TER COMPROMISSOS, FIRMANDO METAS PARA O ANO LETIVO QUE ESTÁ INICIANDO.
APRENDER OU RELEMBRAR MÚSICAS RELACIONADAS A FLORES.
A Margarida Friorenta
Fernanda Lopes de Almeida
Era uma vez uma Margarida num jardim.
Quando ficou de noite, a Margarida começou a tremer.
Aí, passou a Borboleta Azul.
A Borboleta parou de voar.
- Por que você está tremendo?
- Frio!
- Oh! É horrível ficar com frio! E logo numa noite tão escura!
A Margarida deu uma espiada na noite.
E se encolheu nas suas folhas.
A Borboleta teve uma idéia:
- Espere um pouco!
E voou para o quarto da Ana Maria.
_ Psiu! Acorde!
- AH! É você, Borboleta? Como vai?
- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.
- O que é que ela tem?
- Frio, coitada!
- Então já sei o remédio. É trazer a Margarida pro meu quarto!
- Vou trazer já!
A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:
- Você leva esse vaso pro quarto da Ana Maria?
Moleque era muito inteligente.
E levou o vaso muito bem.
Ana Maria abriu a porta para eles.
E deu um biscoito ao moleque.
A Margarida ficou na mesa de cabeceira.
Ana Maria se deitou.
Mas ouviu um barulhinho.
Era o vaso balançando.
A Margarida estava tremendo.
- Que é isso?
- Frio!
-Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho pra você.
Ana Maria tirou o casaquinho da boneca.
Porque a boneca não estava com frio nenhum.
E vestiu o casaquinho na Margarida.
- Agora você está bem. Durma e sonhe com os anjos.
Mas quem sonhou com os anjos foi Ana Maria.
A Margarida continuou a tremer.
Ana Maria acordou com o barulhinho.
- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa pra você!
E Ana Maria arranjou uma casa para a Margarida.
Mas quando ia adormecendo ouviu outro barulhinho.
Era a Margarida tremendo.
Então Ana Maria descobriu tudo.
Foi lá e deu um beijo na Margarida.
A Margarida parou de tremer.
E dormiram muito bem a noite toda.
No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:
_ Sabe, Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!
E a Borboleta respondeu:
_ Ah! Entendi!
MÚSICA:
% QUE FRIO ESTOU A SENTIR
QUE NEM CONSIGO DORMIR
PRECISO DE UM COBERTOR
E DE UM POUQUINHO DE AMOR %
ATIVIDADES:
• CONTAR A HISTÓRIA DA MARGARIDA FRIORENTA CONFECCIONADA COM PERSONAGENS DE TECIDO EM UM LIVRO DE PANO.
• INTERPRETAR A HISTÓRIA COM QUESTIONAMENTOS E DEPOIMENTOS DA PROFESSORA E DOS ALUNOS.
• APRENDER A CANTAR A MÚSICA DA MARGARIDA FRIORENTA.
• CONTAR A HISTÓRIA NOVAMENTE DEIXANDO QUE OS ALUNOS INVENTEM OUTRO FINAL.
• VISITAR AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA E SEUS FUNCIONÁRIOS OBSERVANDO SEUS AFAZERES.
• DESCREVER O QUE OBSERVOU NA ESCOLA ATRAVÉS DE DESENHOS E COMENTÁRIOS.
• APRENDER A CANTAR E DRAMATIZAR A MÚSICA APARECEU A MARGARIDA.
%ONDE ESTÁ A MARGARIDA OLE OLE OLÁ%
%ELA ESTÁ NO SEU CASTELO OLE OLE OLÁ%
%EU QUERIA MUITO VE-LA OLE OLE OLÁ%
%MAS O MURO É MUITO ALTO OLE OLE OLÁ%
%VOU TIRAR ___ PEDRAS OLE OLE OLÁ%
%APARECEU A MARGARIDA OLE OLE OLÁ%
• BRINCAR DE TELEFONE SEM FIO MEMORIZANDO PALAVRAS CITADAS E APRENDIDAS DURANTE A SEMANA.
• APRENDER A CANTAR E DRAMATIZAR A MÚSICA O CRAVO BRIGOU COM A ROSA.
%O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
DEBAIXO DE UMA SACADA
O CRAVO SAIU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA
O CRAVO FICOU DOENTE
A ROSA FOI VISITAR
O CRAVO TEVE UM DESMAIO
E A ROSA POI-SE A CHORAR%
• CONTAR A HISTÓRIA: A LENDA DAS FLORES DE AUTOR DESCONHECIDO ATRAVÉS DE FANTOCHES.
A LENDA DAS FLORES
UM DIA DEUS DISSE:
-ESTE MUNDO PRECISA UM COLORIDO ESPECIAL.
ENTÃO ELE CRIOU AS FLORES E CONCEDEU A ELAS UM PEDIDO.
O PRIMEIRO A FAZER O PEDIDO FOI O LÍRIO DO MATO.
O CRIADOR FALOU:
-PODES PEDIR A GRAÇA QUE QUISERES.
-QUERO SER TÃO FORTE COMO O FERRO E A PEDRA.
-POIS ASSIM SERÁ FEITO, DISSE O SENHOR.
EM SEGUIDA VEIO O LÍRIO AZUL PEDIR SUA GRAÇA.
-SENHOR, QUERO DAR FLORES PEFUMADAS PARA PERFUMAR O AR.
-ASSIM SEJA RESPONDEU O CRIADOR.
-E TU? PERGUNTOU O CRIADOR A PAPOULA.
-QUERO TER VIDA LONGA SENHOR.
VEIO DEPOIS A ROSA COR DE ROSA.
-QUERO SER A POESIA SENHOR. QUERO ENFEITAR AS CASAS E JARDINS.
DEPOIS VEIO A ROSA VERMELHA.
-SENHOR DESEJO TER UMA COR QUE TRANSMITA AMOR.
E ASSIM O FEZ.
DEPOIS VEIO A AZALÉIA E PEDIU ESTAR SEMPRE FLORIDA.
E O CRIADOR ATENDEU SEU PEDIDO TAMBÉM.
ENTÃO APARECEU A MARGARIDA.
E DISSE:
-SENHOR GOSTARIA DE TRANSMITIR A HUMANIDADE MUITA PAZ.
O CRIADOR ENTÃO A DEIXOU BEM BRANQUINHA NA COR QUE TRANSMITE A PAZ.
• PINTAR COM TINTA UM DESENHO DA ESCOLA FEITO EM PAPEL PARDO RETRATANDO CORES, CARACTERÍSTICAS, ESPAÇO, BRINQUEDOS...
• CONFECCIONAR A MASCOTE MARGARIDINHA QUE TERÁ O SLOGAN: QUEM AMA CUIDA!
• CONTAR A HISTÓRIA: ACONTECEU COM MARGARIDA DE AUTOR DESCONHECIDO ATRAVÉS DE UM LIVRO CONFECCIONADO COM SUCATA.
ACONTECEU COM MARGARIDA
RAYSA SAIU CEDO DE SUA CASA. ELA ESTAVA DECIDIDA A PLANTAR UMA SEMENTINHA EM SEU JARDIM. RAYSA FOFOU ATERRA, ADUBOU-A, CAVOU UM BURAQUINHO E, COM CARINHO COLOCOU A SEMENTINHA NA TERRA.
A SEMENTINHA DE RAYSA FICOU QUENTINHA NA TERRA. DORMINDO... DORMINDO. A TERRA ESTAVA MUITO GOSTOSA! ALI A SEMENTINHA SENTIA-SE PROTEGIDA.
UM DIA, QUANDO A MANHÃ CHEGOU DE MANSINHO, A SEMENTINHA DE RAYSA ACORDOU. HAVIA UM CALORZINHO GOSTOSO AQUECENDO A TERRA. ERA O SOL QUE VIERA SAUDAR NOSSA AMIGUINHA...
LOGO DEPOIS A CHUVA CHEGOU FININHA. SUAS GOTINHAS PENETRARAM NA TERRA FOFINHA E REFRESCARAM A SEMENTINHA.
A SEMENTINHA FICOU MUITO CONTENTE E DESPERTOU DE UM GOSTOSO COCHILO, ERGUENDO UM BRACINHO...
A NOITE SEMPRE VINHA DEIXAR A SEMENTINHA MAIS FELIZ! A LUA PRATEADA ILUMINAVA O CÉU E AGUARDAVA ANSIOSAMENTE PARA CONHECER A SUA NOVA AMIGA SEMENTINHA...
A SEMENTINHA ESTAVA CURIOSA PARA VER O MUNDO LÁ FORA. PARECIA SER MUITO BONITO.
ENTÃO, ELA ESTICOU COM TODA FORÇA SEU BRACINHO E ALCANÇOU O ORVALHO FRESQUINHO QUE CAÍRA SOBRE A GRAMA. AS ESTRELINHAS SAUDARAM-NA PISCANDO... PISCANDO...
E ASSIM A CADA DIA QUE PASSAVA, A PLANTINHA CRESCIA MAIS. SEU CAULE FIRME COMEÇAVA A SUSTENTAR AS SUAS FOLHAS VERDES E SUAS RAÍZES PROFUNDAS ALIMENTAVAM A PLANTINHA FIRMANDO-A NO CHÃO. A PLANTINHA NUNCA SE SENTIU SOZINHA PORQUE OS ANIMAIZINHOS DO JARDIM DE RAYSA, ALEGRES E SATISFEITOS VINHAM SEMPRE VISITÁ-LA.
TODOS OS DIAS, RAYSA TAMBÉM VINHA VISITÁ-LA. A PLANTINHA GOSTAVA DO CARINHO DE RAYSA E DA ÁGUA FRESQUINHA QUE ELA TRAZIA EM SEU REGADOR. NEM SEMPRE A CHUVA CAIA E A PLANTINHA SENTIA MUITA SEDE.
UM DIA, UM BOTÃO SURGIU NO ALTO DO CAULE DA PLANTINHA...
O QUE VIRIA ENTÃO?
ENTÃO...
“APARECEU A MARGARIDA OLE, OLE, OLÁ...”
SURGE MAGESTOSA A LINDA MARGARIDA QUE SAÚDA A NATUREZA. ELA CHEGOU PARA EMBELEZAR O JARDIM DE RAYSA.
RAYSA ESTÁ MUITO FELIZ!
• PREPARAR TERRA EM UMA FLOREIRA PARA PLANTAR SEMENTES DE MARGARIDAS.
• CONFECCIONAR MARGARIDAS COM COPOS DE PLÁSTICO PARA BOTAR EM UM VASO FALANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO DE JUNTAR AS FLORES.
• CONTAR NOVAMENTE A HISTÓRIA MARGARIDA FRIORENTA USANDO AGORA BONECOS E OBJETOS.
• FAZER UMA PINTURA COLETIVA SOBRE A HISTÓRIA USANDO GIZ DE CERA.
• APRENDER A CANTAR E DRAMATIZAR A MÚSICA ALECRIM.
%ALECRIM, ALECRIM DOURADO
QUE NASCEU NO CAMPO
SEM SER SEMEADO
FOI MEU AMOR
QUEM ME DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO
É O ALECRIM%
• PINTAR UMA FLOR MARGARIDA MIMEOGRAFADA ESCREVENDO SEU NOME NO MIOLO.
• RECEBER UM DESENHO XEROCADO DA MARGARIDA E DE SUAS ROUPAS ENTÃO PINTAR, RECORTAR E BRINCAR DE COLOCAR ROUPA NA FLOR COLANDO A ROUPA ESCOLHIDA.
• GINÁSTICA HISTÓRIADA DRAMATIZANDO O CRESCIMENTO DE UMA PLANTA.
• ASSISTIR A SLIDS NO COMPUTADOR COM DESENHOS QUE REPRESENTEM AS AÇÕES POSITIVAS QUE DEVEMOS TER NA ESCOLA E AS NEGATIVAS QUE NÃO DEVEMOS TER.
• PINTAR OS DESENHOS CORRESPONDENTES AOS SLIDS ASSISTIDOS ANTERIORMENTE USANDO DA TÉCNICA PINTURA NA PAREDE COM TROCAS.
• OBSERVAR UMA MARGARIDA DE VERDADE SUAS PÉTALAS, CORES, CAULE... E COMPARÁ-LA COM A BELEZA DA ESCOLA REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DUAS EM NOSSAS VIDAS.
• MONTAR UM QUEBRA CABEÇA DE MARGARIDA QUE CONTÊM PALAVRAS DE BONS SENTIMENTOS COMO AMOR, PAZ, AMIZADE, COLEGUISMO, AJUDA... QUE ACABAM COM O FRIO DO NOSSO CORPO.
• PARTICIPAR DE UM DITADO HISTORIADO.
• CONTAR A HISTÓRIA DE UM LIVRO: APRENDA SOBRE OS NÚMEROS RELACIONANDO COM A QUANTIDADE DE PERSONAGENS DA HISTÓRIA DA MARGARIDA FRIORENTA.
• TRABALHAR DE DIVERSAS MANEIRAS O NÚMERO QUATRO. (VER CADERNO DE ATIVIDADES).
• RELEMBRAR O FINAL DA HISTÓRIA DA MARGARIDA FRIORENTA E COMENTAR SOBRE O QUE SIGNIFICA UM BEIJO.
• CONTAR A HISTÓRIA: O BEIJO DE VALÉRIE D’HEUR.
• DAR BEIJO NO COLEGA AO LADO.
• LEVAR CARTÕES MARCADOS COM BEIJO DE BATOM A TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
• APRESENTAR A HISTÓRIA PARA ALGUMA SALA ESCOLHIDA.
• ATIVIDADES FÍSICAS ENVOLVENDO O PROJETO COMO TAMBÉM EXPLORANDO MOVIMENTOS COM O CORPO. PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM AQUECIMENTO, ALONGAMENTO, FORMAÇÃO CORPORAL, SESSÃO DESPORTIVA E VOLTA A CALMA.
ENCERRAMENTO DO PROJETO:
ENCENAÇÃO TEATRAL DO CONTO TRABALHADO PARA UMA TURMA OU PARA A REUNIÃO DOS PAIS.
AVALIAÇÃO: ESTE PROJETO SERVIRÁ DE ENRIQUECIMENTO PARA O REFORÇO DAS QUESTÕES TRATADAS ANTERIORMENTE SOBRE VALORES E CONHECIMENTO PRÓPRIO E DO COLEGA. OS ALUNOS APRENDERÃO A VALORIZAR A ESCOLA, SEUS MATERIAIS E TUDO QUE É DISPONIBILIZADO A ELES PARA QUE TENHAM UM BOM DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E AFETIVO. SERÁ DE GRANDE IMPORTÂNCIA A INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA MARGARIDINHA FRIORENTA, POIS SERÃO TRAZIDOS ASSUNTOS RELACIONADOS AO SEU DIA-A-DIA FAZENDO-OS REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES ABORDADAS PELO PROFESSOR E POR ELES ALÉM DE AUMENTAR OS CONHECIMENTOS ATÉ AGORA ADQUIRIDOS.
A importancia de se formar crianças com este senso, ajudará e muito para a construção da sociedade futura, que a cada dia depende mais da atitude sensata da comunidade.
ResponderExcluirQue a idéia seja bem aplicada para que mais tarde seja bem posta em pratica.
Parabéns