quarta-feira, 9 de março de 2011

Cuidando da Margaridinha

PROJETO MARÇO


CUIDANDO DA MARGARIDINHA



ESCOLA: EMEI MARGARIDINHA

TURMA: JARDIM A

EDUCADORA: VIVIANE SAUTHIER

PERÍODO: UM MÊS

APRESENTAÇÃO DO PROJETO: É MUITO IMPORTANTE EM UMA ESCOLA, SEUS PROFISSIONAIS ENSINAREM SEUS ALUNOS A VALORIZAR A ESCOLA, SUAS DEPENDÊNCIAS, SEUS MÓVEIS, SEUS BRINQUEDOS, SEUS LIVROS, SEUS FUNCIONÁRIOS, ENFIM, TUDO QUE É PROPORCIONADO PELA ESCOLA À COMUNIDADE ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO DE SEUS ALUNOS. POR ISSO ESCOLHI A HISTÓRIA MARGARIDA FRIORENTA DE FERNANDA LOPES DE ALMEIDA PARA ELABORAR ESTE PROJETO QUE INCENTIVARÁ O CUIDADO, O RESPEITO, A AJUDA, O AMOR, A PREOCUPAÇÃO AO BEM ESTAR E A SOLIDARIEDADE. E TUDO ISSO SERÁ TRAZIDO PARA A VIDA ESCOLAR E FAMILIAR DA COMUNIDADE ESCOLAR ATRAVÉS DE TRABALHOS E REUNIÕES. TENDO COMO UMA ÓTIMA SENSIBILIZAÇÃO ESTA MARAVILHOSA HISTÓRIA QUE TEM O MESMO NOME DA ESCOLA ONDE TRABALHO E ISTO FACILITARÁ A PERCEPÇÃO DA REALIDADE DE MEUS ALUNOS E DA SUA FAMÍLIA.

ESTE PROJETO SERÁ UMA CONTINUAÇÃO DO PROJETO ANTERIOR “PINTANDO O SETE COM OS SETE ANÕES” QUE ABORDOU PRINCIPALMENTE O CONHECIMENTO DOS VALORES, DE SI PRÓPRIO E DA FAMÍLIA. PORÉM O PROJETO: CUIDANDO DA MARGARIDINHA ABORDARÁ ESTES ASSUNTOS COMO AINDA O CONHECIMENTO DA ESCOLA, SUAS DEPÊNDENCIAS, SEUS FUNCIONÁRIOS, O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM NOSSA ESCOLA E COM NOSSOS AMIGOS APRENDENDO A AMÁ-LOS E CUIDÁ-LOS COMO DEMONSTRA A HISTÓRIA.

JUSTIFICATIVA: AS MANIFESTAÇÕES DE CARINHO, CUIDADO E AFETO DEVEM SER ALIMENTADOS DESDE A INFÂNCIA. COM ESTE INTUITO A ESCOLA EMEI MARGARIDINHA ESCOLHEU PARA A SUA SENSIBILIZAÇÃO A HISTÓRIA MARGARIDINHA FRIORENTA QUE ABORDA TAIS QUESTÕES QUE SERÃO TRABALHADAS DURANTE O ANO, COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER NAS CRIANÇAS ESTAS CARACTERÍSTICAS, FAZENDO-AS RECONHECER O BEM ESTAR QUE ELAS NOS PROPORCIONAM E ASSIM LEVANDO CONSIGO A SEMENTINHA DO BEM INCENTIVADA ATRAVÉS DESTE E DE OUTROS PROJETOS QUE SERÃO REALIZADOS.

PERSONAGENS: MARGARIDA, BORBOLETE AZUL, MARIA E O CACHORRO.

OBJETIVOS:

 SENSIBILIZAR-SE COM A HISTÓRIA.

 SABER O NOME DA ESCOLA E RELACIONAR COM A HISTÓRIA.

 PERCEBER A ESCOLA EM UM PLANO ESPACIAL.

 CONVIVER SATISFATÓRIAMENTE COM TODAS AS PESSOAS QUE TRABALHAM NA ESCOLA.

 CONHECER TODAS AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.

 ENTENDER A IMPORTÂNCIA QUE A ESCOLA TEM EM NOSSAS VIDAS.

 CITAR AS PESSOAS QUE TRABALHAM NA ESCOLA E SUAS FUNÇÕES.

 LOCALIZAR A ESCOLA NO BAIRRO.

 SABER IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO REGULAMENTO DA ESCOLA.

 CITAR QUAIS SÃO AS REGRAS DA ESCOLA E DA SALA.

 CONHECER A ESCOLA COMO UM AMBIENTE ONDE TODOS TÊM ALGO A OFERECER.

 DESPERTAR O GOSTO PELA ESCOLA E PELA FREQUENCIA AS AULAS.

 REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SER RESPONSÁVEL E TER COMPROMISSOS, FIRMANDO METAS PARA O ANO LETIVO QUE ESTÁ INICIANDO.

 APRENDER OU RELEMBRAR MÚSICAS RELACIONADAS A FLORES.

A Margarida Friorenta



Fernanda Lopes de Almeida



Era uma vez uma Margarida num jardim.

Quando ficou de noite, a Margarida começou a tremer.

Aí, passou a Borboleta Azul.

A Borboleta parou de voar.

- Por que você está tremendo?

- Frio!

- Oh! É horrível ficar com frio! E logo numa noite tão escura!

A Margarida deu uma espiada na noite.

E se encolheu nas suas folhas.

A Borboleta teve uma idéia:

- Espere um pouco!

E voou para o quarto da Ana Maria.

_ Psiu! Acorde!

- AH! É você, Borboleta? Como vai?

- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.

- O que é que ela tem?

- Frio, coitada!

- Então já sei o remédio. É trazer a Margarida pro meu quarto!

- Vou trazer já!

A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:

- Você leva esse vaso pro quarto da Ana Maria?

Moleque era muito inteligente.

E levou o vaso muito bem.

Ana Maria abriu a porta para eles.

E deu um biscoito ao moleque.

A Margarida ficou na mesa de cabeceira.

Ana Maria se deitou.

Mas ouviu um barulhinho.

Era o vaso balançando.

A Margarida estava tremendo.

- Que é isso?

- Frio!

-Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho pra você.

Ana Maria tirou o casaquinho da boneca.

Porque a boneca não estava com frio nenhum.

E vestiu o casaquinho na Margarida.

- Agora você está bem. Durma e sonhe com os anjos.

Mas quem sonhou com os anjos foi Ana Maria.

A Margarida continuou a tremer.

Ana Maria acordou com o barulhinho.

- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa pra você!

E Ana Maria arranjou uma casa para a Margarida.

Mas quando ia adormecendo ouviu outro barulhinho.

Era a Margarida tremendo.

Então Ana Maria descobriu tudo.

Foi lá e deu um beijo na Margarida.

A Margarida parou de tremer.

E dormiram muito bem a noite toda.

No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:

_ Sabe, Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!

E a Borboleta respondeu:

_ Ah! Entendi!



MÚSICA:



% QUE FRIO ESTOU A SENTIR

QUE NEM CONSIGO DORMIR

PRECISO DE UM COBERTOR

E DE UM POUQUINHO DE AMOR %



ATIVIDADES:

• CONTAR A HISTÓRIA DA MARGARIDA FRIORENTA CONFECCIONADA COM PERSONAGENS DE TECIDO EM UM LIVRO DE PANO.

• INTERPRETAR A HISTÓRIA COM QUESTIONAMENTOS E DEPOIMENTOS DA PROFESSORA E DOS ALUNOS.

• APRENDER A CANTAR A MÚSICA DA MARGARIDA FRIORENTA.

• CONTAR A HISTÓRIA NOVAMENTE DEIXANDO QUE OS ALUNOS INVENTEM OUTRO FINAL.

• VISITAR AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA E SEUS FUNCIONÁRIOS OBSERVANDO SEUS AFAZERES.

• DESCREVER O QUE OBSERVOU NA ESCOLA ATRAVÉS DE DESENHOS E COMENTÁRIOS.

• APRENDER A CANTAR E DRAMATIZAR A MÚSICA APARECEU A MARGARIDA.



%ONDE ESTÁ A MARGARIDA OLE OLE OLÁ%

%ELA ESTÁ NO SEU CASTELO OLE OLE OLÁ%

%EU QUERIA MUITO VE-LA OLE OLE OLÁ%

%MAS O MURO É MUITO ALTO OLE OLE OLÁ%

%VOU TIRAR ___ PEDRAS OLE OLE OLÁ%

%APARECEU A MARGARIDA OLE OLE OLÁ%



• BRINCAR DE TELEFONE SEM FIO MEMORIZANDO PALAVRAS CITADAS E APRENDIDAS DURANTE A SEMANA.

• APRENDER A CANTAR E DRAMATIZAR A MÚSICA O CRAVO BRIGOU COM A ROSA.



%O CRAVO BRIGOU COM A ROSA

DEBAIXO DE UMA SACADA

O CRAVO SAIU FERIDO

E A ROSA DESPEDAÇADA

O CRAVO FICOU DOENTE

A ROSA FOI VISITAR

O CRAVO TEVE UM DESMAIO

E A ROSA POI-SE A CHORAR%



• CONTAR A HISTÓRIA: A LENDA DAS FLORES DE AUTOR DESCONHECIDO ATRAVÉS DE FANTOCHES.

A LENDA DAS FLORES



UM DIA DEUS DISSE:

-ESTE MUNDO PRECISA UM COLORIDO ESPECIAL.

ENTÃO ELE CRIOU AS FLORES E CONCEDEU A ELAS UM PEDIDO.

O PRIMEIRO A FAZER O PEDIDO FOI O LÍRIO DO MATO.

O CRIADOR FALOU:

-PODES PEDIR A GRAÇA QUE QUISERES.

-QUERO SER TÃO FORTE COMO O FERRO E A PEDRA.

-POIS ASSIM SERÁ FEITO, DISSE O SENHOR.

EM SEGUIDA VEIO O LÍRIO AZUL PEDIR SUA GRAÇA.

-SENHOR, QUERO DAR FLORES PEFUMADAS PARA PERFUMAR O AR.

-ASSIM SEJA RESPONDEU O CRIADOR.

-E TU? PERGUNTOU O CRIADOR A PAPOULA.

-QUERO TER VIDA LONGA SENHOR.

VEIO DEPOIS A ROSA COR DE ROSA.

-QUERO SER A POESIA SENHOR. QUERO ENFEITAR AS CASAS E JARDINS.

DEPOIS VEIO A ROSA VERMELHA.

-SENHOR DESEJO TER UMA COR QUE TRANSMITA AMOR.

E ASSIM O FEZ.

DEPOIS VEIO A AZALÉIA E PEDIU ESTAR SEMPRE FLORIDA.

E O CRIADOR ATENDEU SEU PEDIDO TAMBÉM.

ENTÃO APARECEU A MARGARIDA.

E DISSE:

-SENHOR GOSTARIA DE TRANSMITIR A HUMANIDADE MUITA PAZ.

O CRIADOR ENTÃO A DEIXOU BEM BRANQUINHA NA COR QUE TRANSMITE A PAZ.



• PINTAR COM TINTA UM DESENHO DA ESCOLA FEITO EM PAPEL PARDO RETRATANDO CORES, CARACTERÍSTICAS, ESPAÇO, BRINQUEDOS...

• CONFECCIONAR A MASCOTE MARGARIDINHA QUE TERÁ O SLOGAN: QUEM AMA CUIDA!

• CONTAR A HISTÓRIA: ACONTECEU COM MARGARIDA DE AUTOR DESCONHECIDO ATRAVÉS DE UM LIVRO CONFECCIONADO COM SUCATA.



ACONTECEU COM MARGARIDA



RAYSA SAIU CEDO DE SUA CASA. ELA ESTAVA DECIDIDA A PLANTAR UMA SEMENTINHA EM SEU JARDIM. RAYSA FOFOU ATERRA, ADUBOU-A, CAVOU UM BURAQUINHO E, COM CARINHO COLOCOU A SEMENTINHA NA TERRA.

A SEMENTINHA DE RAYSA FICOU QUENTINHA NA TERRA. DORMINDO... DORMINDO. A TERRA ESTAVA MUITO GOSTOSA! ALI A SEMENTINHA SENTIA-SE PROTEGIDA.

UM DIA, QUANDO A MANHÃ CHEGOU DE MANSINHO, A SEMENTINHA DE RAYSA ACORDOU. HAVIA UM CALORZINHO GOSTOSO AQUECENDO A TERRA. ERA O SOL QUE VIERA SAUDAR NOSSA AMIGUINHA...

LOGO DEPOIS A CHUVA CHEGOU FININHA. SUAS GOTINHAS PENETRARAM NA TERRA FOFINHA E REFRESCARAM A SEMENTINHA.

A SEMENTINHA FICOU MUITO CONTENTE E DESPERTOU DE UM GOSTOSO COCHILO, ERGUENDO UM BRACINHO...

A NOITE SEMPRE VINHA DEIXAR A SEMENTINHA MAIS FELIZ! A LUA PRATEADA ILUMINAVA O CÉU E AGUARDAVA ANSIOSAMENTE PARA CONHECER A SUA NOVA AMIGA SEMENTINHA...

A SEMENTINHA ESTAVA CURIOSA PARA VER O MUNDO LÁ FORA. PARECIA SER MUITO BONITO.

ENTÃO, ELA ESTICOU COM TODA FORÇA SEU BRACINHO E ALCANÇOU O ORVALHO FRESQUINHO QUE CAÍRA SOBRE A GRAMA. AS ESTRELINHAS SAUDARAM-NA PISCANDO... PISCANDO...

E ASSIM A CADA DIA QUE PASSAVA, A PLANTINHA CRESCIA MAIS. SEU CAULE FIRME COMEÇAVA A SUSTENTAR AS SUAS FOLHAS VERDES E SUAS RAÍZES PROFUNDAS ALIMENTAVAM A PLANTINHA FIRMANDO-A NO CHÃO. A PLANTINHA NUNCA SE SENTIU SOZINHA PORQUE OS ANIMAIZINHOS DO JARDIM DE RAYSA, ALEGRES E SATISFEITOS VINHAM SEMPRE VISITÁ-LA.

TODOS OS DIAS, RAYSA TAMBÉM VINHA VISITÁ-LA. A PLANTINHA GOSTAVA DO CARINHO DE RAYSA E DA ÁGUA FRESQUINHA QUE ELA TRAZIA EM SEU REGADOR. NEM SEMPRE A CHUVA CAIA E A PLANTINHA SENTIA MUITA SEDE.

UM DIA, UM BOTÃO SURGIU NO ALTO DO CAULE DA PLANTINHA...

O QUE VIRIA ENTÃO?

ENTÃO...

“APARECEU A MARGARIDA OLE, OLE, OLÁ...”

SURGE MAGESTOSA A LINDA MARGARIDA QUE SAÚDA A NATUREZA. ELA CHEGOU PARA EMBELEZAR O JARDIM DE RAYSA.

RAYSA ESTÁ MUITO FELIZ!





• PREPARAR TERRA EM UMA FLOREIRA PARA PLANTAR SEMENTES DE MARGARIDAS.

• CONFECCIONAR MARGARIDAS COM COPOS DE PLÁSTICO PARA BOTAR EM UM VASO FALANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO DE JUNTAR AS FLORES.

• CONTAR NOVAMENTE A HISTÓRIA MARGARIDA FRIORENTA USANDO AGORA BONECOS E OBJETOS.

• FAZER UMA PINTURA COLETIVA SOBRE A HISTÓRIA USANDO GIZ DE CERA.

• APRENDER A CANTAR E DRAMATIZAR A MÚSICA ALECRIM.



%ALECRIM, ALECRIM DOURADO

QUE NASCEU NO CAMPO

SEM SER SEMEADO

FOI MEU AMOR

QUEM ME DISSE ASSIM

QUE A FLOR DO CAMPO

É O ALECRIM%



• PINTAR UMA FLOR MARGARIDA MIMEOGRAFADA ESCREVENDO SEU NOME NO MIOLO.

• RECEBER UM DESENHO XEROCADO DA MARGARIDA E DE SUAS ROUPAS ENTÃO PINTAR, RECORTAR E BRINCAR DE COLOCAR ROUPA NA FLOR COLANDO A ROUPA ESCOLHIDA.

• GINÁSTICA HISTÓRIADA DRAMATIZANDO O CRESCIMENTO DE UMA PLANTA.

• ASSISTIR A SLIDS NO COMPUTADOR COM DESENHOS QUE REPRESENTEM AS AÇÕES POSITIVAS QUE DEVEMOS TER NA ESCOLA E AS NEGATIVAS QUE NÃO DEVEMOS TER.

• PINTAR OS DESENHOS CORRESPONDENTES AOS SLIDS ASSISTIDOS ANTERIORMENTE USANDO DA TÉCNICA PINTURA NA PAREDE COM TROCAS.

• OBSERVAR UMA MARGARIDA DE VERDADE SUAS PÉTALAS, CORES, CAULE... E COMPARÁ-LA COM A BELEZA DA ESCOLA REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DUAS EM NOSSAS VIDAS.

• MONTAR UM QUEBRA CABEÇA DE MARGARIDA QUE CONTÊM PALAVRAS DE BONS SENTIMENTOS COMO AMOR, PAZ, AMIZADE, COLEGUISMO, AJUDA... QUE ACABAM COM O FRIO DO NOSSO CORPO.

• PARTICIPAR DE UM DITADO HISTORIADO.

• CONTAR A HISTÓRIA DE UM LIVRO: APRENDA SOBRE OS NÚMEROS RELACIONANDO COM A QUANTIDADE DE PERSONAGENS DA HISTÓRIA DA MARGARIDA FRIORENTA.

• TRABALHAR DE DIVERSAS MANEIRAS O NÚMERO QUATRO. (VER CADERNO DE ATIVIDADES).

• RELEMBRAR O FINAL DA HISTÓRIA DA MARGARIDA FRIORENTA E COMENTAR SOBRE O QUE SIGNIFICA UM BEIJO.

• CONTAR A HISTÓRIA: O BEIJO DE VALÉRIE D’HEUR.

• DAR BEIJO NO COLEGA AO LADO.

• LEVAR CARTÕES MARCADOS COM BEIJO DE BATOM A TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.

• APRESENTAR A HISTÓRIA PARA ALGUMA SALA ESCOLHIDA.

• ATIVIDADES FÍSICAS ENVOLVENDO O PROJETO COMO TAMBÉM EXPLORANDO MOVIMENTOS COM O CORPO. PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM AQUECIMENTO, ALONGAMENTO, FORMAÇÃO CORPORAL, SESSÃO DESPORTIVA E VOLTA A CALMA.



ENCERRAMENTO DO PROJETO:

 ENCENAÇÃO TEATRAL DO CONTO TRABALHADO PARA UMA TURMA OU PARA A REUNIÃO DOS PAIS.



AVALIAÇÃO: ESTE PROJETO SERVIRÁ DE ENRIQUECIMENTO PARA O REFORÇO DAS QUESTÕES TRATADAS ANTERIORMENTE SOBRE VALORES E CONHECIMENTO PRÓPRIO E DO COLEGA. OS ALUNOS APRENDERÃO A VALORIZAR A ESCOLA, SEUS MATERIAIS E TUDO QUE É DISPONIBILIZADO A ELES PARA QUE TENHAM UM BOM DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E AFETIVO. SERÁ DE GRANDE IMPORTÂNCIA A INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA MARGARIDINHA FRIORENTA, POIS SERÃO TRAZIDOS ASSUNTOS RELACIONADOS AO SEU DIA-A-DIA FAZENDO-OS REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES ABORDADAS PELO PROFESSOR E POR ELES ALÉM DE AUMENTAR OS CONHECIMENTOS ATÉ AGORA ADQUIRIDOS.

Um comentário:

  1. A importancia de se formar crianças com este senso, ajudará e muito para a construção da sociedade futura, que a cada dia depende mais da atitude sensata da comunidade.
    Que a idéia seja bem aplicada para que mais tarde seja bem posta em pratica.
    Parabéns

    ResponderExcluir