segunda-feira, 2 de abril de 2012

BRINCANDO E APRENDENDO COM A TURMA DA MÔNICA

PROJETO 2012


FOCO:

A diversidade étnica, cultural e social presente em nossa realidade.


 
CLIENTE ALVO:

         Comunidade Escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Margaridinha.



JUSTIFICATIVA:
         A literatura infantil é um caminho que proporciona a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança aprende a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich “...Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”. Incentivar a formação do hábito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.

         Acreditamos que a leitura deve fazer parte da vida, do dia-a-dia da criança como um momento de prazer e diversão, mas para isso precisa ser cercada de “sinais” de que a leitura é boa, útil, construtiva e prazerosa. A criança deve sentir vontade, necessidade e desejo de ler por si só, para isso é fundamental trabalhar com uma diversidade de textos, incluindo os quadrinhos, tirinhas, imagens e livros.

         Com este projeto, Brincando e Aprendendo com a Turma da Mônica, as crianças descobrirão, aprenderão e construirão valores, principalmente o respeito à diversidade étnico-cultural-social, através das características dos personagens de Maurício de Sousa, da linguagem dos gibis, tirinhas, filmes, músicas e Clássicos.

         A Turma da Mônica foi escolhida, porque os personagens e as revistas das histórias de Maurício de Sousa já são conhecidos e queridos das crianças, o que torna o projeto mais significativo e prazeroso.

         Depois de muita análise e discussão, descobrimos que poderíamos conhecer e descobrir mais sobre essa turma muito especial: Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Rosinha, Papa Capim, Pelezinho, Ronaldinho, Penadinho, Anjinho, entre outros personagens de Maurício de Sousa que foram criados para interagir com a Turma da Mônica e que irão sendo citados pelas crianças no desenvolvimento deste projeto. Através das suas características irão nos ensinar brincando sobre alimentação, linguagem, agressividade, higiene, regionalismo, solidariedade, bondade, amizade, prática de esportes, etnias, cultura indígena, medo, bullying, além de nos fazer viajar e ser capazes de perceber que “o ato de ouvir e contar histórias está, quase sempre, presente nas nossas vidas: desde que nascemos, aprendemos por meio de experiências das quais participamos, mas também através daquelas experiências das quais tomamos conhecimento através do que os outros no contam. “Todos temos necessidade de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos, sonhamos...”

         O presente projeto favorecerá a aprendizagem através do lúdico, de forma prazerosa, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo. Neste sentido buscando subsídios na teoria de alguns autores na abordagem sócio-interacionista, onde, a aprendizagem acontece por meios de internalização a partir do processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva. Pois os seres humanos convivem em sociedade, na dimensão moral da ação que implica em um posicionamento em relação aos valores, que servem, portanto para verificar a coerência entre pratica e princípios, questionar, reformular e fundamentar onde o individuo seja integrante das transformações sociais e culturais. Utilizando recursos acessíveis estaremos contribuindo para a melhoria das condições de ensino em nossas escolas, sobretudo, nos aspectos relacionados aos métodos tradicionais e com isso estaremos mais próximos de alcançar nosso principal objetivo, que é de mediar o conhecimento real e potencial, através da literatura infantil criando situações que suscitem a discussão acerca de valores éticos, morais, sentimentos e atitudes.

SENSIBILIZAÇÃO:
Teatro: A Turma da Mônica na escola.

Filme: Uma viagem no tempo.

Ornamentar corredores sobre a vida do autor e personagens.

Apresentação dos personagens e suas características – educadoras usando vestes dos personagens da Turma da Mônica.


OBJETIVOS:
·        Mediar e construir o conhecimento, através da Turma da Mônica criando situações que suscitem a discussão acerca de valores morais, sentimentos e atitudes.

·        Conhecer a biografia de Maurício de Sousa e a trajetória de criação dos personagens que fazem parte da Turma da Mônica.

·        Conhecer as características de cada personagem e relacioná-las com a realidade escolar.

·        Observar características dos ambientes que as histórias retratam: aspectos físicos, geográficos, espaços (casa, praça, escola).

·        Trabalhar temas específicos através das características pessoais dos personagens: higiene (Cascão), alimentação (Magali), regionalismo (Chico Bento), relacionamento (Mônica) e trocas ortográficas (Cebolinha).

·        Cultivar as lendas e a cultura dos índios brasileiros através das aventuras do personagem Papa Capim.

·        Através dos personagens Pelezinho e Ronaldinho ressaltar a importância de praticarmos esportes em nossa vida.

·        Trabalhar os medos através dos personagens da Turma do Penadinho fazendo relação com o Folclore.

·        Através do personagem Anjinho compreender conceitos e desenvolver atitudes de amizade, solidariedade e bondade.

·        Aprimorar a linguagem oral dos alunos baseando-se no personagem Cebolinha.

·        Desenvolver hábitos de higiene e saúde baseando-se no personagem Cascão.

·        Desenvolver hábitos de boa alimentação baseando-se na personagem Magali.

·        Desenvolver conceitos de paz, amizade e harmonia, debatendo a agressividade, baseando-se na personagem Mônica.

·        Desenvolver o gosto por festas populares, em especial as Juninas, baseando-se nos personagens Rosinha e Chico Bento.

·        Comparar hábitos rurais e urbanos a partir dos personagens Rosinha e Chico Bento.

·        A partir da amizade entre os personagens desenvolver valores para um mundo positivo, menos individualista.

·        Vivenciar regras de convívio social, desenvolvendo sua autonomia e identidade reforçando noções de responsabilidade, cooperação, solidariedade e respeito.

·        Incentivar a criatividade e a reflexão sobre a família, valores, higiene, alimentação saudável, meio ambiente, bullying, diferentes culturas, brincadeiras e a diversidade entre as pessoas, ampliando progressivamente o conhecimento de mundo e o universo cultural através da música, artes plásticas, valores e literatura.

·        Conhecer diferentes linguagens através das histórias em quadrinhos, das tirinhas, distinguindo a fala dos personagens da fala do narrador.

·        Desenvolver a criatividade na criação de tirinhas, mosaicos e desenhos.

·        Despertar o gosto pela leitura.

·        Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de textos.

·        Explorar diferentes temas, ritmos, instrumentos através da música.

·        Resgatar e destacar brincadeiras da Turma da Mônica.

·        Vivenciar brincadeiras antigas que fazem parte do universo infantil, que atualmente vem sendo substituídos pelos jogos eletrônicos.

·        Utilizar a ilustração das capas de revistas das HQ para trabalhar o sentido das imagens.

·        Estabelecer relação escola/família e comunidade promovendo integração e socialização.



PROGRAMAÇÃO:
Período
Atividades
Responsável
Janeiro
Recepção das crianças e atividades de integração e sondagem.
Ornamentação salas e escola.
Construir Portfólio do aluno ao longo do ano.

Educadoras
Fevereiro
Construção das normas de convivência por turma.
Estudo sobre a vida do autor – Maurício de Sousa.
Características da Mônica e música.
Nascimento da Mônica... Nosso nascimento.
Família que a Mônica tem; e a minha?
Brinquedo preferido: o sansão e o meu qual é?
Brincadeiras preferidas.

Educadoras e direção
Março
Sensibilização: Teatro
Mônica: comportamento infantil na sociedade: boas maneiras/passeios/relações e cuidados com o meio.
Reunião de pais: recepcionar pais caracterizados com os personagens da Turma da Mônica; Fazer relato sobre a vida do autor; Justificar projeto; Apresentar proposta de trabalho; Realizar dinâmica.
Teatro Circense com a Turma da Mônica.
Quarta cultural - toda terceira quarta-feira do mês uma turma fica responsável por uma apresentação cultural.

Educadoras e direção

Quarta cultural:
Manhã- Infantil 1A
Tarde- Jardim
Abril
Páscoa: Oficina - A fábrica de chocolates do Sansão.
Filme: Turma da Mônica em: Um Conto de Páscoa.
Trabalhar os personagens e suas características (personalidade e físico).
Dia do Livro: doação de livros realizadas pelos alunos e profissionais para a biblioteca móvel, proporcionando a retirada de livros aos alunos.
Criar pasta de gravuras e composições de poesias, ou textos coletivos da Turma da Mônica.
Visita biblioteca pública.
Características do personagem Papa Capim: conhecer lendas e a cultura dos índios brasileiros através das aventuras do personagem.

Educadoras e direção


Quarta cultural:
Manhã- Infantil 2A
Tarde-
Infantil 4B
Maio
Características e música da personagem.
Trabalhar hábitos alimentares através da personagem Magali.
Alimentos característicos das diferentes etnias: gaúcho, alemão, italiano... e a culinária da festa junina.
Oficina de culinária para as mães.
Jogo: Mercadinho.
Criar livro de receitas.
Fazer vídeo em homenagem às mães e passar no data show na escola.

Educadoras e direção
Secretaria da Saúde
Nutricionista Paula

Quarta cultural:
Manhã- Infantil 2B
Tarde- Infantil 4A
Junho
Características do personagem Chico Bento e música.
Através dos personagens Chico Bento e Rosinha trabalhar meio ambiente – onde o Chico mora (diferenciação sobre o campo e a cidade), e a cultura  (linguagem, alimentação – industrializado e produção própria).
Passeio a fazendinha ou passeio com a observação da vida no campo.
Festa Junina : fazer relação do tema com os personagens Chico Bento e Rosinha (valorizar a cultura através da linguagem, festas, comidas e vestes típicas). Vir na festa caracterizado de Chico Bento e/ou Rosinha.
Rifa: Chico Bento e Rosinha da EMEI Margaridinha

Educadoras e direção
SME


Quarta cultural:
Manhã- Infantil 3A
Tarde- Infantil 3B
Julho
Pelezinho e Ronaldinho características dos personagens.
Diversidade: o menino é negro/imigração/etnias.
Esportes: regras de futebol, torcida, bandeira do Brasil e de outros países, fardamento, pontuação.
Qual o objetivo de um jogo.
Importância do esporte para a saúde.
Assistir e acompanhar as modalidades Olímpicas na TV e por reportagens de jornais, internet.
Olimpíadas 2012 em Londres (27.07 a 12.08): O que é uma Olimpíada; sua origem; história; tocha olímpica; lema e logo; modalidades esportivas disputadas em 2012; resgate das modalidades esportivas excluídas do quadro de esportes olímpico.
Mascote: para que servem; os mascotes das olimpíadas; os mascotes de 2012.
O Brasil nas Olimpíadas e medalhas do Brasil nas Olimpíadas.
Olimpíadas da Família: atividades voltadas para os pais e crianças.
Dia dos avôs e avós na escola.
Trabalhar os cuidados e a valorização dos idosos.
Visita ao lar dos idosos: confeccionar uma lembrança para os avôs e avós.
Educadoras e direção




Quarta cultural:
Manhã- Jardim
Tarde- Infantil 1A
Agosto
 Turma do Penadinho: características do personagem.
Trabalhando os medos.
HQ: Turma da Mônica em Lendas do Folclore.
Folclore: histórias e brincadeiras culturais.
Festival do Folclore: apresentação por turma.
Confeccionar brinquedos folclóricos.
Fazer vídeo em homenagem aos pais e passar no data show na escola.

Educadoras e direção

Quarta cultural:
Manhã- Infantil 4B
Tarde-Infantil 2A
Setembro
 Características do Cebolinha e música.
Através do personagem Cebolinha: linguagem e relações humanas: trocas ortográficas (letras), brincando com o vocabulário, relacionamentos, sentimentos, amizade, agressividade.
Criar livro de Trava-líguas, Escolher um trava-língua, acrescentar melodia e ritmo para apresentar as demais turmas da escola.
Diferentes tipos de textos: cartas, bilhetes, jornal...
HQ: Turma da Mônica em Independência do Brasil.
Desfile 7 de setembro
Hora Cívica em respeito à pátria: apresentações por turma
Entoar hinos.
Tradições da cultura gaúcha: apresentações por turma.
HQ: Turma da Mônica em Preserve a Natureza.
Realizar homenagem a uma árvore, ver seu histórico, destacando sua importância em nossa vida.

Educadoras e direção


Outubro













Releitura dos Clássicos da Literatura feitas pelo Maurício de Sousa.
Criar versos e poesias/quadrinhos e/ou tirinhas.
Feira do livro e semana da criança 08 a 10.10. - Show de talentos por turma e turno/ hora do conto/atividades recreativas por turma e/ou dramatização da releitura de um dos Clássicos.
Trazer autor ou personagens da Turma da Mônica.
Trazer caricaturista.
Noite do Pijama.
Semana do município.
Educadoras e direção
SME

Quarta cultural:
Manhã- Jardim A
Tarde- Infantil 2B







Novembro
 Cascão: características do personagem.
Trabalhando com a higiene.
Ele tem medo da água e você?
Importância sobre a preservação da água.
Os jogos que você gosta de jogar: joga muito bem o futebol e adora inventar planos com o seu amigo Cebolinha.
Educadoras e direção

Quarta cultural:
Manhã- Infantil 4A e 3B
Tarde- Infantil 2B e 3A
Dezembro
Anjinho: características (solidariedade, bondade, amizade).
Histórias de Natal com a Turma da Mônica.
Caminhada Natalina.
Festividade de Natal.
Educadoras e direção


CULMINÂNCIA:
 Turma da Mônica em: O Natal de todos nós - Apresentação de encerramento do ano letivo aos pais e comunidade escolar.


Outros Projetos desenvolvidos na Escola


Projeto Informática Cores e sentimentos – SME

Quinzenal e contempla as turmas Jardim, Infantil 4A e Infantil 4B.

Professores responsáveis: Kely Chies e Adalberto de Oliveira Bernardes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário