quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ARTE

TÉCNICA DE DESENHO DO GIZ DE CERA NA LIXA

MATERIAL:
  • Giz de cera de várias cores
  • Lixa
DESENVOLVIMENTO:
        Desenhar com giz sobre a lixa reproduzindo a EMEI Margaridinha.

TURMA: JARDIM A

EDUCADORA: Daniele Deuner Girotto





















FOLCLORE

O folclore é a expressão histórica de uma determinada região, sendo de grande importância a sua exploração para assim valorizarmos as tradições e a cultura de nosso País. Ao trabalhar o tema folclore, estamos preservando e perpetuando esta cultura. Explorando cantigas, trava-línguas, lendas, parlendas, brincadeiras, mitos e adivinhações, estamos permitindo uma prática prazerosa e dinâmica para todas as gerações.

Fotos das apresentações do folclore realizadas nos turnos manhã e tarde:

1A E 2A MANHÃ - HISTÓRIA: “OS DEZ SACIZINHOS”.


1A TARDE - LENDA DO BOI DA CARA PRETA.

2A E 2B TARDE - LENDA DA  IARA.


2B E 4A MANHÃ - DANÇA FOLCLÓRICA: “O FREVO”.


3A E 3B MANHÃ – LENDA DO SACI.

4A E 4B TARDE - DANÇA FOLCLÓRICA: “O PEZINHO”.


4B MANHÃ – CANTIGA FOLCLÓRICA: “TEREZINHA DE JESUS”.

JARDIM A E JARDIM B - BRINCADEIRA E CANTIGA: “ESCRAVOS DE JÓ” E “PIRULITO QUE BATE-BATE”.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A importância da leitura para a criança

Como criar o hábito da leitura na infância?








As crianças estão cada dia menos acostumadas a ler, sendo que elas serão os adultos de amanhã. Uma pessoa com pouca cultura tem maior dificuldade em se socializar e, futuramente, ingressar no mercado de trabalho.

Portanto, o interesse pela leitura deve ser estimulado pela mamãe quando o bebê ainda está dentro da barriga. O hábito de ler deve ser desenvolvido desde o início da vida.

O bebê, mesmo dentro da barriga, sente e escuta a voz da mamãe. Uma mamãe que conta histórias para o seu filhote durante a gestação oferece uma experiência que pode ser levada para toda a vida se for sempre estimulada.

Depois do nascimento, a mamãe, ou mesmo o papai, deve continuar a contar histórias para o seu pequeno. A partir do momento em que o pequeno começa a pegar objetos e a brincar, brincadeiras com livros já podem ser introduzidas no cotidiano da criança.

Você sabia que a hora do banho é uma boa oportunidade para seu bebê se acostumar com livros? Pois é. Existem livros de plástico ideal para essa hora. Como o banho é muito prazeroso para a criança, esta poderá associar o livro a um evento gostoso.

As crianças são seres muito curiosos e o manuseio de livros, sejam eles de plástico, pano, papel ou musicais são importantes para que os pequenos manipulem, brinquem e explorem o objeto que pode ampliar o vocabulário e imaginação.

Livros com muitas ilustrações e pouco texto são adequados para crianças acima de cinco anos, que poderão criar histórias com base nos desenhos ou interpreta-los. Se a leitura for estimulada desde pequenino, o manuseio do livro para essas crianças já será comum.

Desse modo, quando o processo de alfabetização estiver acontecendo, as crianças que passaram por todo o processo de conhecimento e manuseio do livro terão prazer de lê-lo, seja um livro indicado pela escola ou o que a própria criança escolher na biblioteca.

Pais que lêem servem de exemplo ao filho - Outro estímulo que os pais podem oferecer à criança e que pode ser o principal é o exemplo. Crianças que vêem os pais lendo, que percebem que os pais têm prazer ao ler, são crianças mais interessadas em leitura do que as filhas de pais que não lêem e não gostam de ler.

Passeios a feiras de livros são encantadores para as crianças. Lá encontram as mais diferentes opções de leitura e se entusiasmam com o ar de magia e mistério.

Nunca deixe de contar histórias para seu filho, se ele já sabe ler, leia junto e depois comentem a história, faça-o interpretar o livro que leu. Leva-lo à biblioteca e escolherem um livro juntos para ler em casa é um grande incentivo.

São pequenas ações que criam o hábito da leitura, ajudando a criança no desenvolvimento da escola, aumentando criatividade, linguagem, vocabulário e escrita. Uma criança adepta à leitura terá um futuro com muito mais perspectivas profissionais. Além disso, a leitura permite você voar com o pensamento sem sair do lugar.

Dicas:

• Leve seu filho para passear em bibliotecas e livrarias que deixem a criança manusear os livros. O contato com o autor do livro pode estimular a curiosidade pelo livro. Festas de lançamentos de livros são ideais.

• Pegue o livro e vá contar história para a criança na cama. Faça perguntas simples para deixar o filho aceso na história. Se a história for sobre animais, pergunte se ela já viu uma baleia, por exemplo, e peça para ela descrevê-la.

• Não repreenda a criança pela folha do livro rasgada, acidentes acontecem. Converse e o ajude a criar responsabilidade.

Por Bruno Rodrigues

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Caminhada Cívica

Sobre o tema Municipal: Lazer: Fico feliz quando...

A Escola Municipal de Educação Infantil Margaridinha oferece uma educação diferenciada e tem como objetivo ensinar a criança brincando, em um ambiente saudável, despertando-a para a vida, estimulando suas potencialidades, promovendo seu sucesso e felicidade.

Esse é sem dúvida o principal objetivo dos profissionais da nossa escola: a felicidade de nossas crianças.

Quando se trata de felicidade não é necessário ler muitos livros ou tirar um curso, basta observar e aprender com os maiores peritos em felicidade, as crianças.

As crianças da EMEI Margaridinha são sonhadoras, encantadoras, criativas, carinhosas, participativas, educadas e acima de tudo felizes, pois proporcionamos à elas a felicidade desenvolvendo suas habilidades e competências através de jogos e brincadeiras, da arte, da dança, da fantasia, do amor, cuidado e educação.

Educar uma criança é uma das tarefas mais importantes que um ser humano pode assumir. Desempenhar esse papel é uma grande responsabilidade e deve ser executado com amor, pois educar é um ato de amor.

Da mesma forma elas retribuem, pois o estado natural de uma criança é sorrir, basta estar junto dela durante alguns minutos para ficar contagiado com a sua alegria. As crianças têm uma forma fantástica de viver a sua vida, vivem apenas um momento de cada vez e o vivem com intensidade. O importante é sempre lembrar que: ¨Ser criança é ser feliz¨, portanto não deixe morrer a criança que existe em você.

Assim como as crianças, nós da EMEI Margaridinha, acreditamos no pensamento de Mário Quintana que, existe somente uma idade para a gente ser feliz. Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE, também conhecida como AGORA ou JÁ e tem a duração do instante que passa...

Portanto, viva o presente, o agora, o já. Não deixe que as coisas boas que vão acontecendo fiquem em segundo plano. Dê valor as coisas simples, a pequenos atos, dê valor aquilo que verdadeiramente interessa que é o que está acontecendo com você agora. O futuro ainda está para vir e o passado já passou não se pode mudar, apenas podemos ter uma ação afetiva sobre aquilo que estamos a fazer.

Sorriam, chorem, gritem, dancem, malhem, corram, pulem, estudem, leiam, viajem, sonhem, amem, brinquem , enfim, sejam felizes.